O valor simbólico de um jogo, sobretudo os mais antigos, é geralmente desconhecido pelas pessoas que o praticam, em virtude do estatuo etário ou das condições sociais que tornam inoperantes e ineficazes os processos de ensino e aprendizagem. Esse desconhecimento se dá porque aprendemos a nos relacionar com estes jogos por via do afecto e nunca nos preocupamos em analisá-los racionalmente.
A complexidade de alguns desses jogos e o seu alcance vai para além do lúdico, do entretenimento, pois, analisados rigorosamente, encerram um conteúdo filosófico-matemático inestimáveis. Um desses jogos é o que costumávamos a chamar, em Luanda, por “ Tira o cocó do meio”, deixando em aberto outras designações eventualmente mais elegantes. Mas era essa a expressão que usávamos.
“Tira o cocó do meio” é um jogo que se praticava com muita frequência nos anos 90 e na primeira metade da primeira década dos anos 2000. Era um dos muitos jogos de entretenimento aos quais os adolescentes recorriam na ausência de outros meios de diversão. Com o fim da guerra civil, a consequente abertura para o mundo e a chegada do universo digital, internet, assim como a chegada das antenas parabólicas e TV cabo, grande parte desses jogos deixaram de ser praticados, pelo menos na província de Luanda, onde era muito mais frequente.
Geometricamente, o “ Tira o cocó do meio” é um asterisco gigante, um traçado de quatro linhas dentro de um quadrado, sendo uma vertical e uma horizontal formando uma cruz (+), que é depois atravessada por duas linhas oblíquas entrecruzadas, que formam um X e, se seguirmos a lógica que um quadrado é uma estrutura geométrica formada por quatro linhas simétricas, então todas as linhas desse jogo têm a mesma medida. Por conseguinte, tradicionalmente, o “Tira o cocó do meio” segue a mesma lógica dos sona, autorregula-se por princípios etno-matemáticos facilmente identificáveis, pode configurar um provérbio e geralmente é desenhado no chão.
View Comments
Ut enim ad minim veniam
Sou um apreciador da tua personalidade. Grande Simbad????
“Rindo constroem-se os costumes”. ???? Bem haja, professor. Discurso de um verdadeiro artista e filósofo. ????
Os conteúdos desta página são muito valiosos.